quinta-feira, 6 de maio de 2010

Memórias de Varginha: os áureos tempos da ferrovia na cidade

Carlos Cornwall e Antonio Marcio Lira de Almeida(*), especial para o Blog Viagem nos Trilhos

Que o assunto desperta paixões não resta dúvida e hoje cresce o movimento entre amigos e apreciadores para a volta dos transportes de passageiros em nossas ferrovias também , a exemplo da abertura do circuito ferroviário vale verde na região de Lavras, Perdões, Itumirim, Carrancas e entorno ferroviário. Também em nossa cidade em breve será criada a Associação de Amigos do Trem, visando esse resgate. Hoje mostramos um pouco da pujança que era a Ferrovia Muzambinho, que passa por nossa cidade (o trajeto era chamado de Cruzeiro/SP a Juréia/MG).

Vários trabalhadores deixaram ali sua marca e contribuiram para o progresso de nossa cidade e região, seja no transporte de cargas (café,trigo,milho,gado,cimento,etc), seja no de passageiros (como era a apreciada visita a Estação de águas de São Lourenço e até mesmo Aparecida do Norte com baldeação). Nesse primeiro de maio-dia do trabalho - nada mais justo do que homenagear esses valentes senhores que fizeram soar o apito de Marias Fumaças, Litorinas e outras locomotivas, seja através dos troles, da conservação dos trilhos, da virada dos vagões no antigo girador próximo da Igreja São Sebastião, muita história deixaram, como diria Milton Nascimento na música Ponta de Areia (Velho maquinista com seu boné - Lembra do povo alegre que vinha cortejar - Maria fumaça não canta mais - Para moças flores janelas e quintais).

A foto nos foi enviada pelo Sr.Jacy Muniz de Almeida (baiano) agente de estação que hoje com mais de 80 anos e residente em Belo Horizonte, relembra com saudade os áureos tempos dos trilhos em nossa cidade. A foto do pessoal da RFFSA foi tirada em 1968 pelo saudoso fotógrafo varginhense Agenor Zambotti e mostra a Estação de Varginha com locomotiva e vagões. Segue abaixo, escrito em ordem, o nome de todos os funcionários da estação ferroviária daquela época sendo que apenas 4 ainda se encontram vivos dos quais 3 residentes em Varginha MG.

Da direita para esquerda: Canuto: garoto junto à parede, falecido (filho do auxiliar de estação Antonio Emílio Frederico), Antonio Emílio Frederico: auxiliar de estação, falecido, Wilmington Barbosa Venga: agente de estação (residente em Varginha), Clother Lopes: agente de estação residente em Varginha, falecido ano passado, José Silva: agente de estação falecido, José Alves Quintanilha: auxiliar de estação, falecido, José Martins Coelho: auxiliar de estação residente em Varginha, Watson Barbosa Venga: auxiliar de estação, falecido, Jacy Ferreira: agente de estação falecido, Jacy Muniz de Almeida (baiano): agente de estação residente em Belo Horizonte, Jorge Silva Venga: agente de estação, falecido, Raul Bretanha dos Santos: agente de estação, falecido, Antonio Ely Barra: agente de estação, falecido, Marcos Carlos de Paiva: auxiliar de estação, falecido em varginha ano passado, Euclydes Ferreira Filho: auxiliar de estação falecido, Edval Gomes: auxiliar de estação, falecido, Joaquim Fideles: guarda, falecido, Geraldo Pereira: guarda, falecido em Varginha em 2008, Biato Costa: auxiliar de estação residente em Belo Horizonte.

Parte de baixo da direita para esquerda: José Francisco Vieira: guarda, falecido, Francisco Alves: guarda, falecido, Venâncio: guarda, falecido, Otto Cambraia: agente de estação, residente em Varginha, Josué Luiz do Prado: guarda, falecido, Joaquim Gaspar da Cunha: guarda, falecido, João Rosário: guarda, falecido, Joaquim Isidoro Ferreira: guarda, falecido, Arvelino Lopes: guarda, falecido.

No alto da locomotiva: Júlio Eloy: auxiliar de maquinista, falecido.

Na porta da locomotiva: Waldemar: maquinista, falecido.

Junto à parede: José Veloso: funcionário da rede, não da estação, falecido.

Autores:(*) Carlos Cornwall-Advogado e Antonio Marcio Lira de Almeida(Técnico Fiscal da Receita Federal)

4 comentários:

  1. Não consigo entender como uma foto histórica como essa, inclusive com o nome dos que nela aparecem, quase todos já falecidos e outros, não tivesse merecido sequer um comentário. Parabéns.
    Gilberto Toldo

    ResponderExcluir
  2. Olá boa tarde!
    Me chamo Ilma Magda Conceição Ferreira.
    Filha de Maria da Conceição Ferreira.
    É meu pai se chama Geraldo muniz.funcionario da empresa ffsa.
    Foi maquinista Ed m meados de 1970.
    Eu nasci em 13/12/1970.
    Morei em Betim, Belo Horizonte.
    Não recordo bem o nome de meu pai.
    O que informaram é que ele trabalha como maquinista. Na linha férrea.
    E também foi taxista na rodoviária de BH.
    Perdi contato com ele há muitos anos..
    Só vi ele quando tinha 7 pra 8 anos.
    Minha tia se chama Henriqueta.morava no bairro boa vista e eu morei no bairro nova vista aí em BH
    Nos anos de 1980.
    Gostaria de saber dele.
    Se vocês tem fotos dele trabalhando.
    Se o conhece.me retornem há mais de 36 anos não o vejo se estiver em vida ainda se tiverem contato com ele me avisem.
    O nome dele é GERALDO MUNIZ.OU GERALDO HONIZIO.
    EU NAO TENHO O SOBRENOME DELE.
    SE TIVEREM ALGUM CONHECIMENTO POR FAVOR ME FALEM.

    ResponderExcluir
  3. Eu moro em bom despacho MG.passando para darneus parabéns a todos trabalhadores da linha férrea de BH.E REGIÃO

    ResponderExcluir
  4. Ilma, infelizmente não o conheci. Fica o registro, pois alguém pode se manifestar a respeito.

    ResponderExcluir

Sua participação é muito bem-vinda. Caso escolha a opção "Anônimo" peço deixar seu nome completo e sua cidade no texto do comentário para que possamos publicá-lo. Obrigado.

Ricardo