Após a reforma na Oficina de Lavras estava seguindo para a Praça Dr. José Esteves onde ainda está em exposição. É uma Ten Weeler tipo 4-6-0 fabricada em 1920 pela Baldwin Locomotive Works dos EUA.
A VFCO 233 (EFOM 128, RMV 233) foi a primeira da última série de 4-6-0 da Oeste de Minas para a bitola de 1,00m. É a série a que chamamos de ten-wheelers grandes, e iam do 128 ao 137 (233 a 242). Dessas, sobrevivem 233, 235, 236 e 239, todas, relativamente, em boas condições. lembro quando a 233 foi levada para a praça, estava impecavelmente conservada. Mas, como eu costumo dizer sempre e lutar por isso, lugar de locomotiva é na linha. Que a praça seja espaço para boa sombra das árvores e bancos para as boas "paqueras" e diversão das crianças.
Sua participação é muito bem-vinda. Caso escolha a opção "Anônimo" peço deixar seu nome completo e sua cidade no texto do comentário para que possamos publicá-lo. Obrigado.
I - História das Estradas de Ferro: Oeste de Minas (EFOM); Muzambinho; Minas e Rio; Sapucaí; Rede Sul Mineira (RSM); Trespontana; Machadense; Paracatu; Goiás; Rede Mineira de Viação (RMV); Bahia a Minas; Viação Férrea Centro Oeste (VFCO)
II - As Locomotivas
III - O Complexo Ferroviário de São João Del Rei
IV - A Navegação Fluvial
V - A Eletrificação
VI - As Estações
VII - A Superintendência Regional de Belo Horizonte da RFFSA
Informações técnicas:
Capa dura com laminação fosca e verniz UV local, sobrecapa no papel couchê 170g com laminação fosca e miolo em papel couchê fosco 170g, utilizando tipologia Aldine 721 BT para o miolo e Swiss 911 UCm BT para capa. Tamanho A 4, 136 páginas e 320 fotos.
email: viagemtrilhosvfco@terra.com.br
O livro está na biblioteca do Congresso Americano em Washington
A VFCO 233 (EFOM 128, RMV 233) foi a primeira da última série de 4-6-0 da Oeste de Minas para a bitola de 1,00m. É a série a que chamamos de ten-wheelers grandes, e iam do 128 ao 137 (233 a 242). Dessas, sobrevivem 233, 235, 236 e 239, todas, relativamente, em boas condições. lembro quando a 233 foi levada para a praça, estava impecavelmente conservada. Mas, como eu costumo dizer sempre e lutar por isso, lugar de locomotiva é na linha. Que a praça seja espaço para boa sombra das árvores e bancos para as boas "paqueras" e diversão das crianças.
ResponderExcluir