"Parabéns pelo trabalho com a memória ferroviária. Sou de Campos Altos, que surgiu com a inauguração da estação de Urubu, em 1913, na estrada de Ferro Goyaz, que foi encampada pela EFOM em 1920. Estive recentemente em Ribeirão Vermelho e passeei pelas ruínas. É lastimável que tenham se deteriorado tanto, mas este processo de arruinamento vem de algumas décadas já, não é mesmo? O local merece se transformar em um museu a céu aberto, mas isto requer investimentos e vontade política, e espero que estes elementos apareçam algum dia. Sou historiador e recentemente publiquei o livro "Ferrovia, sociedade e cultura-1850-1930", abordando a história da política ferroviária para o oeste de Minas, pela editora Argvmentvm, de BH (2009)."
Ricardo, boa tarde! É triste saber que você não falou nada sobre a bitolinha que viajei varios anos, entre: Lavras, Ribeiro Vermelho, Alvaro Botelho, Funil, (PEDRA NEGRA), Macaia, e depois Jaci, mais quero dar parabens pelo seu trabalho, eu sou do povoado do Retiro dos Pimenta, estudei em Lavras, como faço para comprar o Livro, vou deixar meu nome e meu endereço, favor enviar informações, obrigado. Antonio Joaquim Fidelis e-mail Antonio.jf_@hotmail.com
Antonio Joaquim, o livro consta a história dessa linha citada por você. Infelizmente, não tenho fotos dessas estações. Somente, a ponte do funil, que inclusive já foi publicada no blog. O livro pode ser encontrado em Lavras na Livraria Crepaldi e Livraria Nobel. Um abraço
Olá Ricardo, bom dia! Estive em Ribeirão VErmelho semana passada, e mesmo feliz em realizar o sonho de conhecer este complexo ferroviário, fiquei triste em ver todo este descaso! Sem querer meu pai falou com o prefeito eleito, Sr, Célio, reclamando com ele que todo este patrimônio deveria ser melhor cuidado! Depois disto ele se disse ser o prefeito eleito, e disse que gostaria de tentar reverter a situação! Botemos fé nele, apra que tudo isto se transforme! tenho algumas fotos, e se quiser, pode usar para ilustrar seu blog! Segue o link: http://www.panoramio.com/user/1220105.
Um grande abraço, e espero ver um dia, que são seja tão distante, ver esta obra e todas as outras em estado de uso perfeito! Grande abraço e parabéns pelo trabalho.
Sua participação é muito bem-vinda. Caso escolha a opção "Anônimo" peço deixar seu nome completo e sua cidade no texto do comentário para que possamos publicá-lo. Obrigado.
I - História das Estradas de Ferro: Oeste de Minas (EFOM); Muzambinho; Minas e Rio; Sapucaí; Rede Sul Mineira (RSM); Trespontana; Machadense; Paracatu; Goiás; Rede Mineira de Viação (RMV); Bahia a Minas; Viação Férrea Centro Oeste (VFCO)
II - As Locomotivas
III - O Complexo Ferroviário de São João Del Rei
IV - A Navegação Fluvial
V - A Eletrificação
VI - As Estações
VII - A Superintendência Regional de Belo Horizonte da RFFSA
Informações técnicas:
Capa dura com laminação fosca e verniz UV local, sobrecapa no papel couchê 170g com laminação fosca e miolo em papel couchê fosco 170g, utilizando tipologia Aldine 721 BT para o miolo e Swiss 911 UCm BT para capa. Tamanho A 4, 136 páginas e 320 fotos.
email: viagemtrilhosvfco@terra.com.br
O livro está na biblioteca do Congresso Americano em Washington
Comentário enviado por Pablo Lima:
ResponderExcluir"Parabéns pelo trabalho com a memória ferroviária. Sou de Campos Altos, que surgiu com a inauguração da estação de Urubu, em 1913, na estrada de Ferro Goyaz, que foi encampada pela EFOM em 1920. Estive recentemente em Ribeirão Vermelho e passeei pelas ruínas. É lastimável que tenham se deteriorado tanto, mas este processo de arruinamento vem de algumas décadas já, não é mesmo? O local merece se transformar em um museu a céu aberto, mas isto requer investimentos e vontade política, e espero que estes elementos apareçam algum dia. Sou historiador e recentemente publiquei o livro "Ferrovia, sociedade e cultura-1850-1930", abordando a história da política ferroviária para o oeste de Minas, pela editora Argvmentvm, de BH (2009)."
Ricardo, boa tarde! É triste saber que você não falou nada sobre a bitolinha que viajei varios anos, entre: Lavras, Ribeiro Vermelho, Alvaro Botelho, Funil, (PEDRA NEGRA), Macaia,
ResponderExcluire depois Jaci, mais quero dar parabens pelo seu trabalho, eu sou do povoado do Retiro dos Pimenta, estudei em Lavras, como faço para comprar o Livro, vou deixar meu nome e meu endereço, favor enviar informações, obrigado.
Antonio Joaquim Fidelis e-mail Antonio.jf_@hotmail.com
Antonio Joaquim, o livro consta a história dessa linha citada por você. Infelizmente, não tenho fotos dessas estações. Somente, a ponte do funil, que inclusive já foi publicada no blog.
ResponderExcluirO livro pode ser encontrado em Lavras na Livraria Crepaldi e Livraria Nobel.
Um abraço
Olá Ricardo, bom dia! Estive em Ribeirão VErmelho semana passada, e mesmo feliz em realizar o sonho de conhecer este complexo ferroviário, fiquei triste em ver todo este descaso! Sem querer meu pai falou com o prefeito eleito, Sr, Célio, reclamando com ele que todo este patrimônio deveria ser melhor cuidado! Depois disto ele se disse ser o prefeito eleito, e disse que gostaria de tentar reverter a situação! Botemos fé nele, apra que tudo isto se transforme! tenho algumas fotos, e se quiser, pode usar para ilustrar seu blog! Segue o link: http://www.panoramio.com/user/1220105.
ResponderExcluirUm grande abraço, e espero ver um dia, que são seja tão distante, ver esta obra e todas as outras em estado de uso perfeito! Grande abraço e parabéns pelo trabalho.
Eduardo, todos amantes da ferrovia, esperamos que um dia esse patrimônio seja recuperado.
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