quinta-feira, 3 de junho de 2010

Pátio ferroviário de Ribeirão Vermelho - A DETERIORAÇÃO de um passado de GLÓRIA

1 - OFICINAS - Construção de 1895 abrigava caldeiraria, fundição, carpintaria, marcenaria, ferraria, tornearia.


5 comentários:

  1. Comentário enviado por Pablo Lima:

    "Parabéns pelo trabalho com a memória ferroviária. Sou de Campos Altos, que surgiu com a inauguração da estação de Urubu, em 1913, na estrada de Ferro Goyaz, que foi encampada pela EFOM em 1920. Estive recentemente em Ribeirão Vermelho e passeei pelas ruínas. É lastimável que tenham se deteriorado tanto, mas este processo de arruinamento vem de algumas décadas já, não é mesmo? O local merece se transformar em um museu a céu aberto, mas isto requer investimentos e vontade política, e espero que estes elementos apareçam algum dia. Sou historiador e recentemente publiquei o livro "Ferrovia, sociedade e cultura-1850-1930", abordando a história da política ferroviária para o oeste de Minas, pela editora Argvmentvm, de BH (2009)."

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, boa tarde! É triste saber que você não falou nada sobre a bitolinha que viajei varios anos, entre: Lavras, Ribeiro Vermelho, Alvaro Botelho, Funil, (PEDRA NEGRA), Macaia,
    e depois Jaci, mais quero dar parabens pelo seu trabalho, eu sou do povoado do Retiro dos Pimenta, estudei em Lavras, como faço para comprar o Livro, vou deixar meu nome e meu endereço, favor enviar informações, obrigado.
    Antonio Joaquim Fidelis e-mail Antonio.jf_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Antonio Joaquim, o livro consta a história dessa linha citada por você. Infelizmente, não tenho fotos dessas estações. Somente, a ponte do funil, que inclusive já foi publicada no blog.
    O livro pode ser encontrado em Lavras na Livraria Crepaldi e Livraria Nobel.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá Ricardo, bom dia! Estive em Ribeirão VErmelho semana passada, e mesmo feliz em realizar o sonho de conhecer este complexo ferroviário, fiquei triste em ver todo este descaso! Sem querer meu pai falou com o prefeito eleito, Sr, Célio, reclamando com ele que todo este patrimônio deveria ser melhor cuidado! Depois disto ele se disse ser o prefeito eleito, e disse que gostaria de tentar reverter a situação! Botemos fé nele, apra que tudo isto se transforme! tenho algumas fotos, e se quiser, pode usar para ilustrar seu blog! Segue o link: http://www.panoramio.com/user/1220105.

    Um grande abraço, e espero ver um dia, que são seja tão distante, ver esta obra e todas as outras em estado de uso perfeito! Grande abraço e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Eduardo, todos amantes da ferrovia, esperamos que um dia esse patrimônio seja recuperado.

    ResponderExcluir

Sua participação é muito bem-vinda. Caso escolha a opção "Anônimo" peço deixar seu nome completo e sua cidade no texto do comentário para que possamos publicá-lo. Obrigado.

Ricardo