Ponte ferroviária desativada perto de Bom Jardim de Minas
Ponte sobre o rio Grande na extinta linha de 12,338 km que ligava Bom Jardim de Minas a Arantina. A linha foi inaugurada em 1914 pela RSM-Rede Sul Mineira e desativada pela RMV-Rede Mineira de Viação por volta de 1946.
Lindas fotos Ricardo. Gostaria muito que estes antigos leitos fossem aproveitados como ciclovias turísticas, acho que seria um sucesso. Já imaginou? Com as rampas suaves, ficaria fácil pedalar por estas paisagens deslumbrantes. Um sonho!
Belas fotos da ponte. Talvez não acredite, mas passei parte de minha infância em Bom Jardim (anos 50) e ainda encontrei trilhos neste antigo trecho. Bons tempos aqueles. Já pedalar por lá, sei não!
Tudo podia voltar a ser como era ativando essa ferrovia e colocar um trem turistico nessa região pra que nunca apague esse marco que ajudou o Brasil a crescer através dessas ferrovias e hoje se encontra nesse estado e gosto muito de dizer, TEMPO BOM QUE NÃO VOLTA NUNCA MAISSS e belas fotos.Abraços. Adriano Araujo, Taubaté SP. arianopinheiro79@hotmail.com
Trecho q poderia ser reativado nem q seje p,ra trem turistico e, pelo menops conservaria um patrimonio q foi derrubado pelo asfalto, seria uma viagem pela natureza inclusive p,ra pedalagem de bicicleta. Quem tem esse poder seria o povão se nçao fosse de uma acomodação EGO e se acordasse. Eu mesmo participaria.
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I - História das Estradas de Ferro: Oeste de Minas (EFOM); Muzambinho; Minas e Rio; Sapucaí; Rede Sul Mineira (RSM); Trespontana; Machadense; Paracatu; Goiás; Rede Mineira de Viação (RMV); Bahia a Minas; Viação Férrea Centro Oeste (VFCO)
II - As Locomotivas
III - O Complexo Ferroviário de São João Del Rei
IV - A Navegação Fluvial
V - A Eletrificação
VI - As Estações
VII - A Superintendência Regional de Belo Horizonte da RFFSA
Informações técnicas:
Capa dura com laminação fosca e verniz UV local, sobrecapa no papel couchê 170g com laminação fosca e miolo em papel couchê fosco 170g, utilizando tipologia Aldine 721 BT para o miolo e Swiss 911 UCm BT para capa. Tamanho A 4, 136 páginas e 320 fotos.
email: viagemtrilhosvfco@terra.com.br
O livro está na biblioteca do Congresso Americano em Washington
Lindas fotos Ricardo. Gostaria muito que estes antigos leitos fossem aproveitados como ciclovias turísticas, acho que seria um sucesso. Já imaginou? Com as rampas suaves, ficaria fácil pedalar por estas paisagens deslumbrantes. Um sonho!
ResponderExcluirEduardo, seria sim, interessante as ciclovias ecológicas. Só que algumas rampas não são tão suaves assim.
ResponderExcluirUm abraço
Ricardo
Belas fotos da ponte. Talvez não acredite, mas passei parte de minha infância em Bom Jardim (anos 50) e ainda encontrei trilhos neste antigo trecho. Bons tempos aqueles. Já pedalar por lá, sei não!
ResponderExcluirTudo podia voltar a ser como era ativando essa ferrovia e colocar um trem turistico nessa região pra que nunca apague esse marco que ajudou o Brasil a crescer através dessas ferrovias e hoje se encontra nesse estado e gosto muito de dizer, TEMPO BOM QUE NÃO VOLTA NUNCA MAISSS e belas fotos.Abraços. Adriano Araujo, Taubaté SP. arianopinheiro79@hotmail.com
ResponderExcluirEu acho uma ótima sujestão do Edurado, pelo menos não ficaria abadonada.
ResponderExcluirTrecho q poderia ser reativado nem q seje p,ra trem turistico e, pelo menops conservaria um patrimonio q foi derrubado pelo asfalto, seria uma viagem pela natureza inclusive p,ra pedalagem de bicicleta. Quem tem esse poder seria o povão se nçao fosse de uma acomodação EGO e se acordasse. Eu mesmo participaria.
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