segunda-feira, 19 de abril de 2010

Meu avô João Francisco Gonçalves

João Francisco Gonçalves, Agente de Estação (segundo da esquerda para direita) na estação de Cambuquira (MG).
Meu avô nasceu em Fama (MG) em 1916. Trabalhou quase 40 anos na ferrovia em diversas estações: Campanha, São Gonçalo do Sapucaí, Dom Ferrão, Itanhandu, Espera, São Vicente de Minas, Jesuânia, Freitas, dentre outras, sendo todas no estado de Minas.
Se aposentou como Chefe da Estação de Lavras em 1977. Era um apaixonado pelos trilhos e não se cansava de contar histórias. Dizia ele que durante a conferência de despachos (formulários de transporte entre estações), um agente de estação notou que o número não conferia com os itens guardados no depósito. Depois de muito procurar passou um telegrama informando a estação de destino dos mesmos... "despacho número tal, comeu o despacho número tal, solicito avisar aos proprietários"... tratava-se de uma gaiola com um bode e outra caixa com alfaces...

5 comentários:

  1. Ai como é bom ver e ouvir tudo a respeito deste homem que AMO D+ !!!! Vô você é, sempre foi e sempre será tudo de lindo na minha vida !!! Li valeu a homenagem , lindaaa !!! Bjao.
    Ju

    ResponderExcluir
  2. O mais triste dessa nova estação de Cambuquira é que, logo depois de construída, defronte à antiga, suprimiram aquela linha. O prédio, novinho, ficou abandonado por uns tempos e depois foi cedido para a Polícia Militar.
    Um fato interessante: projetaram mal a cobertura da plataforma, e o primeiro trem que passou pretejou-a todinha de fuligem, chegando até a trincar o rebôco.
    Agenor

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem ? POr um acaso o seu avô foi casado com Marcimira Valentim Gonalves?

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcela, tudo bem, e com você? O Sr. João Francisco Gonçalves é avô da minha esposa, Eliane. Ele já é falecido e sua esposa se chama Eulália Alves Gonçalves, ela ainda é viva e tem 91 anos.

    ResponderExcluir
  5. OBRIGADO PELA RESPOSTA, É QUE TBM ESTOU PROCURANCO POR UM JOÃO FRANCISCO GONÇALVES =)

    ResponderExcluir

Sua participação é muito bem-vinda. Caso escolha a opção "Anônimo" peço deixar seu nome completo e sua cidade no texto do comentário para que possamos publicá-lo. Obrigado.

Ricardo