Nooooooooooooossssssa!! Que enchente! Parabéns ao Gelson pelas fotos, muito boas. Assim nós que estamos longe conseguimos acompanhar os acontecimentos em Minas Gerais. E não resta a menor dúvida que os prédios foram muito bem construidos mesmo, tantos anos e tantas enchentes.
As enchentes são o carma de Ribeirão Vermelho,que sempre tem seu patrimônio ferroviário ameaçado.Uma pena.A história novamente se repete,mesmo com a presença da Usina do Funil.
Muito triste e com muitas lamentações é que vejo estas fotos. O povo de Ribeirão Vermelho precisa de muita força. Recentemente, estive nesta cidade e presenciei uma obra de recuperação de um dos galpões históricos da RFFSA (o galpão em amarelo nas fotos), obra muito bem feita e de grande qualidade. É muito triste ver as fotos em que um trabalho tão belo e com tantas dificuldades sofra este tipo de dano. Uma cidade pequena e sem tantos recursos tenta preservar sua história, enquanto outras, ricas e poderosas, viram suas costas às ferrovias. Força povo de Ribeirão Vermelho.
É lamentável, porque antes da barragem do Funil, as enchentes eram bem espaçadas de anos para outros. Agora, quase todo ano é isto que se vê nas fotos. Acima de Ribeirão Vermelho são 3 barragens ou hidrelétricas, ou seja, Funil, Itutinga, e Camargos. Me desculpem o desabafo, mas faltou um pouco de comunicação entre os operadores das 3 barragens. Camargos deveria ter soltado aos poucos a água, uns 15 dias antes. Camargos abre as comportas com tudo, Itutinga também abre as comportas e Funil para não ser estourada, abre o gargalo. Isto foi feito por volta das 22 horas de uma noite chuvosa. Dizem que a água subia 1 metro por hora. Pegou todos em Ribeirão de surpresa. Prejuízos e mais prejuízos. Culpar a natureza é muito fácil. Alguém tem e deve ser responsabilizado por isto. Nem postei antes e nem fui lá ver o lago formado, porque fico muito triste e já vi este filme antes várias vezes.
A água chegou a alcançar a locomotiva Nº315, que se encontra próxima á estação? Farei uma matéria sobre as cheias através da história em Ribeirão vermelho no meu portal e preciso de informações. Siga lá http://minasstrains.blogspot.com
Sua participação é muito bem-vinda. Caso escolha a opção "Anônimo" peço deixar seu nome completo e sua cidade no texto do comentário para que possamos publicá-lo. Obrigado.
I - História das Estradas de Ferro: Oeste de Minas (EFOM); Muzambinho; Minas e Rio; Sapucaí; Rede Sul Mineira (RSM); Trespontana; Machadense; Paracatu; Goiás; Rede Mineira de Viação (RMV); Bahia a Minas; Viação Férrea Centro Oeste (VFCO)
II - As Locomotivas
III - O Complexo Ferroviário de São João Del Rei
IV - A Navegação Fluvial
V - A Eletrificação
VI - As Estações
VII - A Superintendência Regional de Belo Horizonte da RFFSA
Informações técnicas:
Capa dura com laminação fosca e verniz UV local, sobrecapa no papel couchê 170g com laminação fosca e miolo em papel couchê fosco 170g, utilizando tipologia Aldine 721 BT para o miolo e Swiss 911 UCm BT para capa. Tamanho A 4, 136 páginas e 320 fotos.
email: viagemtrilhosvfco@terra.com.br
O livro está na biblioteca do Congresso Americano em Washington
Nooooooooooooossssssa!! Que enchente! Parabéns ao Gelson pelas fotos, muito boas. Assim nós que estamos longe conseguimos acompanhar os acontecimentos em Minas Gerais.
ResponderExcluirE não resta a menor dúvida que os prédios foram muito bem construidos mesmo, tantos anos e tantas enchentes.
As enchentes são o carma de Ribeirão Vermelho,que sempre tem seu patrimônio ferroviário ameaçado.Uma pena.A história novamente se repete,mesmo com a presença da Usina do Funil.
ResponderExcluirMuito triste e com muitas lamentações é que vejo estas fotos. O povo de Ribeirão Vermelho precisa de muita força. Recentemente, estive nesta cidade e presenciei uma obra de recuperação de um dos galpões históricos da RFFSA (o galpão em amarelo nas fotos), obra muito bem feita e de grande qualidade. É muito triste ver as fotos em que um trabalho tão belo e com tantas dificuldades sofra este tipo de dano. Uma cidade pequena e sem tantos recursos tenta preservar sua história, enquanto outras, ricas e poderosas, viram suas costas às ferrovias. Força povo de Ribeirão Vermelho.
ResponderExcluirÉ lamentável, porque antes da barragem do Funil, as enchentes eram bem espaçadas de anos para outros. Agora, quase todo ano é isto que se vê nas fotos. Acima de Ribeirão Vermelho são 3 barragens ou hidrelétricas, ou seja, Funil, Itutinga, e Camargos. Me desculpem o desabafo, mas faltou um pouco de comunicação entre os operadores das 3 barragens. Camargos deveria ter soltado aos poucos a água, uns 15 dias antes. Camargos abre as comportas com tudo, Itutinga também abre as comportas e Funil para não ser estourada, abre o gargalo. Isto foi feito por volta das 22 horas de uma noite chuvosa. Dizem que a água subia 1 metro por hora. Pegou todos em Ribeirão de surpresa. Prejuízos e mais prejuízos. Culpar a natureza é muito fácil. Alguém tem e deve ser responsabilizado por isto. Nem postei antes e nem fui lá ver o lago formado, porque fico muito triste e já vi este filme antes várias vezes.
ResponderExcluirA água chegou a alcançar a locomotiva Nº315, que se encontra próxima á estação? Farei uma matéria sobre as cheias através da história em Ribeirão vermelho no meu portal e preciso de informações. Siga lá http://minasstrains.blogspot.com
ResponderExcluirEu acredito que não. Seria interessante vc entrar em contato com a própria prefeitura da cidade, pois detalhes sobre as enchentes eu não sei.
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